Saltar para os conteúdos

Associação da Hotelaria de Portugal apoia campanha contra tráfico humano

Home / Notícias / Associação da Hotelaria de Portugal apoia campanha contra tráfico humano

Responsabilidade social

Associação da Hotelaria de Portugal apoia campanha contra tráfico humano

Associação da Hotelaria de Portugal apoia campanha contra tráfico humano

No Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, assinalado a 30 de julho, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) uniu esforços com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), o Observatório de Tráfico de Seres Humanos (OTSH) e a Polícia Judiciária, numa ação pioneira de sensibilização para o setor hoteleiro, lançada a partir de uma iniciativa internacional do grupo Marriott.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, destacou que esta ainda não é uma preocupação generalizada na hotelaria nacional, mas sublinhou a relevância da iniciativa:

“Há sinais que não podem ser ignorados. Muitas vezes intuímos que algo não está certo, mas hesitamos em dar o passo seguinte e denunciar. Esta ação é um contributo importante para mudar essa realidade.”

De acordo com a ONU, cerca de 21 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas de tráfico humano, sobretudo em contextos de exploração laboral e sexual. Portugal é sobretudo um país de destino, sendo a agricultura um dos setores mais expostos.

Para a APAV, a prevenção e a denúncia são essenciais. Qualquer cidadão pode sinalizar uma situação suspeita junto do Ministério Público, PSP, GNR, SEF, PJ ou de organizações especializadas. O tráfico humano é crime público em Portugal, não sendo necessário que a denúncia seja feita pela própria vítima.

A iniciativa reforçou a importância de capacitar colaboradores da hotelaria para reconhecer indícios de exploração, como a ausência de documentos pessoais, sinais de controlo por terceiros, dívidas impostas pelos recrutadores, más condições de alojamento e ausência de liberdade de movimentos.

Outras notícias